
"Se todos os famintos desfilassem ao redor do Mundo, o seu cortejo daria vinte vezes a volta à Terra. "(Raul Follereau)
..."A ajuda humanitária internacional demorou a chegar e consistiu em rações de milho seco. A comunidade cristã daquela região centro-africana trazia-nos amendoim, banana, ovos e maçarocas de milho fresco, que retiravam dos seus poucos haveres. Estes gestos de solidariedade tornavam o campo tão árido um pequeno oásis de fraternidade."(Relato de alguém que esteve lá!)
Gostaria de abordar neste texto uma questão inquietante e tremendamente chocante. Ao terminar de ver o filme "Caçador de Pipas"(se tiver coragem veja ou leia o livro), entrei um pouquinho mais perto de uma realidade surreal. O que poderia dizer? Hoje segundo os dados da ACNUR, os números de refugiados no mundo se aproxima de 30 milhões de pessoas. Soma-se a este número 26 milhões deslocados do próprio país. O vídeo abaixo mostra cenas de um campo com crianças Afegãs desabrigadas em Cabul. Se fosse escrever tudo que está em meu coração escreveria páginas e páginas. Mas não posso. Gostaria de resumir algumas reflexões com você que estiver lendo este texto.
Ao ver o filme, me deparei com a triste e pesada realidade das crianças que sofrem em meio a guerras ou qualquer tipo de perseguição e destruição que as levaram a tal situação. Uma realidade terrível dessas crianças, que são obrigadas a se encontrarem em lugares para refugiados, é que além de estarem num lugar que não é sua casa, onde possivelmente já não tem parte da sua família ou ninguém, pois foram mortos ou deslocados para outros lugares, sofrem frequentemente abusos sexuais.
Fico imaginando alguém, indefeso ainda, tendo perdido tudo, sozinho num mundo tão estranho, ainda ser abusado sexualmente. Tendo sua dignidade ferida, invadida por uma dor que vai muito além da dor física...estará marcada na alma pra sempre!! Mas aqui encontramos além do abuso, uma destruição total ainda ao redor desses. A frase de um menino resgatado no filme e que ficou gravada foi: que bom meus pais estarem mortos, porque não queria que eles me vissem, pois sou sujo....!!!! Só muito amor e vindo de Deus para sarar um coração destrossado a este nível!
Outra realidade com a qual me deparei neste filme, foram pessoas que não aderiram ao fundamentalismo armado, mas são vítimas diariamente da destruição, da morte, do preconceito, onde lhes foi roubado o direito de ter uma vida, uma família, sonhos a respeito da mesma. Vejo um homem mulçumano, idólatra sim, orando cinco vezes ao dia a um "deus" que não o ouve, não se compadece, e ainda é irado e desprovido da graça e que o julga olho por olho e dente por dente! Mas ao contrário de muitos religiosos que o olhariam com desprezo e como inimigo um homem desses, vejo uma alma perdida, sedenta sim por Deus!!!!!O buscando desesperadamente no lugar errado. Olhos esperançosos apesar de tudo, olhos que desejam sonhar, que desejam viver, mas não encontraram a vida ainda.
Outra realidade também é que tais pessoas amam, sofrem, sentem como nós. Muitos nao cristãos são capazes de amarem e se compadecerem dessas pessoas e estarem lá. Se isso é possível, o quanto nós cristãos não podemos amar, se compadecer e nos mobilizar-mos. Existem alguns que estão lá...mas precisam de ajuda!!São poucos!! Quando vejo Angelina Jolie e seu marido em capas de jornais por estarem se envolvendo com tal realidade, fico me perguntado porque a igreja de Cristo não está impactando o suficiente para que o mundo olhe para nós e diga: quem são estes? Qual a razão de estarem se expondo desta forma?A resposta linda para testemunho e glorificação do nosso Deus seria: são apenas Cristãos obedecendo o que o Mestre deles lhes ensinou!
Pegando o gancho da pregação do meu Amigo Vinícios no dia 18 deste mês e ano, quando não há mais o que possamos fazer, aí entra Deus e seu milagre. Sua soberania. Seu poder imensurável. Mas estamos indo até onde podemos ir? Fazendo a parte que nos cabe e aí podermos ver o impossível acontecer pela ação do nosso Deus? Creio que Deus quer fazer muito, mas a quem Ele enviará, já perguntava o Senhor a Isaías( Is 6:8)! Cada um no seu posto nesta guerra é claro!Mas o corpo unido e eficaz no mesmo propósito. Uns seguram as cordas, outros descem por elas!
Qual o seu posto em tudo isso? O meu? Que digamos: envia-nos Senhor!
Eles precisam da Luz, da mensagem de vida, do amor que choca e faz diferença, que transforma e os levará a um dia terem uma vida sem lágrimas, sem sofrimento, sem dor e eterna ao lado do Senhor dos Senhores, O único Deus!! Precisamos do impossível diante deste mundo tenebroso! Deus pode!Vamos crer e fazer nossa parte!
Amém!
Só a Ele toda honra e glória!
Giselle.