
Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio"(Jo 20:21)
Ao escrever este artigo, em minha mente vem a grande responsabilidade que os Pastores, líderes de seus rebanhos, têm diante da Igreja em direcioná-la à sua Missão. A honrosa tarefa, mas também custosa, de dar visão ao seu rebanho chamado a ser a Igreja do nosso Senhor Jesus Cristo nesta terra. Aperfeiçoar os santos para que sejam verdadeiramente discípulos do Senhor e dessa forma darem continuidade a seu ministério no mundo.
Jonh Stott disse: " A missão da igreja resulta da própria missão de Deus e nela tem que modelar-se... Então, para entender a natureza da missão da igreja, temos que entender também a natureza de missão do Filho." Essa missão encontra-se em todo o ministério do Senhor entre nós, que culmina em sua morte, em total obediência a Seu Pai que o enviou. Ele cumpriu sua missão, proporcionou-nos o caminho da reconciliação com o Pai, deu-nos a salvação para que todo homem de toda língua e nação conheçam ao Senhor. Deus anuncia seu Olhar para as nações e o plano redentor em Jesus já em todo Antigo Testamento.
"Missões são as diferentes iniciativas humanas para promover a Missão de Deus."(Patrick Johnstone). Quem são estes homens chamados a tal iniciativa? Aqueles que são a Igreja de Cristo. Quero então pela lógica simples fazer a seguinte pergunta: se a igreja não tem missões como sua mola mestra, como seu respirar, sua razão de estar aqui, esta não se desviou do Plano de Deus traçado para sua existência? Queridos, Missões não é um apêndice ministerial da igreja, mas deveria ser consequência natural de todas as suas ações, o impulsionar da "sua vida." Ao olharmos ao nosso redor, há tantas necessidades, há tantos perdidos que certamente o Senhor Jesus choraria por vê-los desgarrados, como ovelhas sem pastor! Há ainda cerca de 200o povos não alcançados, que nunca tiveram a oportunidade de saber que há um Deus que os ama e que morreu por eles, povos esses que apresentam os maiores desafios ao alcance do evangelho.
Mas ao olhar-mos para as nossas igrejas e seus líderes, grande parte faz de missões, quando o faz, uma participação especial em determinados cultos no ano.Infelizmente no Ocidente, mais de 90% de todas as igrejas protestantes, não tem compromisso direto ou envolvimento pessoal com um missionário. Observe a seguinte estatísca realizada em 1993:
►ÍNDIA – 0,12 Missionários por congregação;
► Eua- 0,15;
► Brasil- 0,02;
► Cingapura- 1,44;
Total – 0,12 missionários/ congregação.
►ÍNDIA – 0,12 Missionários por congregação;
► Eua- 0,15;
► Brasil- 0,02;
► Cingapura- 1,44;
Total – 0,12 missionários/ congregação.
Apesar da data já antiga, certamente este quadro não mudou muito!!
Infelizmente boa parte das igrejas perderam de vista sua função! Não tenho dúvidas que se estivéssemos engajados em ser a igreja enviada por Cristo ao mundo, não teríamos tantos problemas internos, tantas distrações que impedem o seu avanço em direção a expansão do Reino de Deus. Não teríamos nem tempo para tantas confusões, aberrações e despropósitos que tem envergonhado o nome do nosso salvador perante o mundo, ao invéis de Glorificá-lo.
Vemos igrejas e seus pastores grande parte de seu tempo preocupados em entreter seus membros. Métodos e mais métodos de crescimento para as Igrejas surgem. Cada vez mais o marketing empresarial andentra nossas portas, onde fomos ensinados na verdade de que quem dá o crescimento é o próprio Deus. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."(At 2;42).."..acrescentava o Senhor à igreja os que se convertiam."(At 2;47). Mais e mais a mensagem da Cruz de entrega, de renúncia, de carregar sua Cruz tem sido trocada por discursos vazios que agradem seus ouvintes. Nos fechamos cada vez mais em guetos, que ao invéis de atrair os pecadores e ir em direção a eles, se tornam cada vez menos inteligíveis e distantes daqueles que precisam ouvir a mensagem de salvação! A teologia da prosperidade tem invertido nossas prioridades. Ao invéis de dar, mais queremos receber e ser!
Outro dia um relato me chocou. Ouvi sobre uma igreja que estava com um valor enorme em sua poupança, possuia um jardim de inverno no templo, e todo tipo de luxo para seus membros e não sabia como investir seu dinheiro... Ao ouvir isto imediatamente me lembrei de uma carta que recebi de um missionário pedindo a doação de uma vaca, para poder dar leite aos pequenos índios que ainda crianças se tornavam alcoólatras bebendo a cachaça da mandioca, uma das poucas coisas que possuim para comer!! Tenho certeza que o Senhor fez esta igreja prosperar, mas com o tempo deixou- se envolver por tal prosperidade perdendo seu foco!!!
É claro que as raízes desta situação vem de anos e anos de história, de distanciamentos que hoje refletem nesta geração tal realidade. Além de alguns pontos apenas citados acima, para terminar gostaria de levantar um que certamente nos desafia de forma assustadora: as nossas escolas Teológicas, que formam nossos líderes em grande maioria sem impregnar seus corações com amor e responsabilidade diante da evangelização mundial. O Dr. David Kim, que foi preletor da conferência global para evangelização mundial em Seul na coréia em 1997, abriu a conferência com a polêmica afirmação: "Muitos teólogos tem representado um perigo para a igreja através de seus ensinamentos errôneos que corromperam gerações de pastores." Há tantas coisas a serem pensadas e analisadas. Certamente resgatar a missão das igrejas em seus corações é um desafio no qual precisamos pensar a respeito.
Precisamos nos arrepender de tantas coisas e rogar ao Deus da Igreja que mude nossos corações, e que corações quebrantados surjam e clamem a Ele por esta obra que somente pelo seu poder e graça pode acontecer, resgatando o papel apostólico de nossas Igrejas.
Com temor e tremor escrevo este artigo. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!!
5 comentários:
O problema da igreja não se preocupar com missões, se deve ao fato de que o evangelho pregado é um evangelho utilitário e ensimesmado, onde o que vale é fazer de Deus o gênio da lâmpada mágica.
Renato Vargens
Querida irmã,
Infelizmente a maioria das igrejas no Brasil estão mais preocupadas com o seu próprio umbigo, esqueçeram totalmente a sua história, onde sua origem foi fruto de missões. Por outro lado entendemos que missão se faz em qualquer lugar que do mundo: o seu lar; seu bairro; sua cidade seu estado; seu país, onde você estiver faça missões! Disse Jesus: "o campo é o mundo". Lembremos também que devemos começar em Jerusalém, depois Judéia, Samaria até os confins da terra...
Mas reconheço que os objetivos são outros, o foco mudou, por isso precisamos voltar ao primeiro amor, a fim de que sigamos as pisadas do Mestre e cumpramos o Ide.
Seremos aqueles que não curvaram à onda "gospel".
Que Deus tenha misericórdia de nós.
Gilmar
Olá irmão Gilmar.É verdade, se não se trabalha na sua igreja local,quanto mais fora dela. Quando uso as palavras nações e mundo estou me referindo a todas as pessoas em todos os lugares e que jamais devemos nos esquecer que simultanemente devemos estar com a visão do Reino em um todo. Que realmente possamos ser esta geração que não se curva.Certamente precisaremos de muita graça e misericódia!Obrigada por compartilhar. Deus abençoe!
Muito bom seu artigo. Creio que a base de tudo para manter-nos na prioridade de Deus é ter comunhão com Ele. Fomos chamados primeiramente para termos um relacionamento de amor com Ele. Se O amamos guardamos seus mandamentos e certamente buscaremos a sua vontade. Qdo buscamos de todo coração, meditando em sua palavra e aplicando a mesma em nossa andar diário, certamente saberemos o que fazer com nossa vida, tempo dinheiro... para que o Reino de Deus venha e sua vontade seja feita na terra como no céu.
Um abraço.
É um artigo fantástico para os dias atuais.A Igreja esta distante de missões porque está distante do Cristo.Trocou o evangelho da anunciação pelo evangelho da falação sem base bíblica, interpretações essas onde são buscados os próprios interesses, como a teologia da prosperidade, onde vimos que Deus foi colocado em um 2º plano.Como pensar em missões se estão preocupados com este reino(material) e não com o Reino de Deus.Perdeu o foco!
Postar um comentário